Saltar para o conteúdo
WALKINGPad vence 9.ª edição do Prémio Healthcare Excellence

Comunicado de imprensa -

WALKINGPad vence 9.ª edição do Prémio Healthcare Excellence

O projeto WALKINGPad, programa educacional direcionado para pessoas com doença vascular arterial periférica (DAP), do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), foi o vencedor da 9.ª edição do Prémio Healthcare Excellence. Uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) com o apoio da AbbVie, que contou ainda com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

O projeto é constituído por uma aplicação, a App WalkingPad, associada a uma plataforma web, que disponibiliza ferramentas para a prescrição e supervisão do exercício físico terapêutico. Com a adoção de uma abordagem global e multidisciplinar, esta app inclui interação direta e remota com o doente, promove a literacia em saúde e implementa uma intervenção motivacional e de mudança comportamental.

A WalkingPad demostra que este programa de exercício físico, realizado num ambiente familiar, é uma opção acessível e replicável noutras áreas da saúde, sendo de custo reduzido e com uma alta eficácia, com impacto significativo na qualidade de vida destes doentes.

A Doença Arterial Periférica (DAP) é uma doença cardiovascular crónica, prevalente e incapacitante, caracterizada por uma diminuição do fluxo sanguíneo para as artérias periféricas devido à aterosclerose. A DAP tem uma prevalência entre 4% e 8% na Europa Ocidental, sendo inicialmente assintomática, subdiagnosticada e subtratada. Somente 20 a 30% dos doentes apresentam sintomas compatíveis com o diagnóstico.

Destaque ainda para a primeira menção honrosa para o projeto “Centro de Respostas Sociais e de Saúde – uma parceria entre a ACES Almada-Seixal, Câmara Municipal de Almada, Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e Hospital Garcia da Orta (HGO). Este projeto permite melhorar o acesso à saúde das populações mais vulneráveis às infeções por VIH, hepatites virais, e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST) e Tuberculose, através da oferta de rastreios gratuitos, incluindo referenciação hospitalar para os casos reativos. Além disso, garante um atendimento e acompanhamento psicossocial a pessoas que vivem em situação de carência e desigualdade social e/ou económica.

A segunda menção honrosa foi atribuída à App SNS 24, desenvolvida pelosServiços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Trata-se de uma aplicação móvel que disponibiliza um conjunto de informações e serviços ao utente, assegurando uma maior equidade no acesso a dados de saúde e permitindo uma desmaterialização de processos do sistema de saúde.

Estamos muito satisfeitos com a qualidade dos projetos candidatos. Este prémio, bem como as menções honrosas, visam destacar e reconhecer o que de melhor se faz na área da qualidade dos serviços de saúde prestados aos utentes.”, afirma Xavier Barreto, presidente da APAH.

De acordo com Antonio Della Croce, diretor-geral da AbbVie, “esta iniciativa reforça o nosso compromisso com foco na inovação, na ciência e na sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. Estes projetos devem servir de inspiração e estimular a ousadia em inovar e desenvolver programas e ferramentas capazes de fazer a diferença na qualidade de vida dos doentes”.

A cerimónia da 9.ª edição do Prémio Healthcare Excellence realizou-se na passada sexta-feira, dia 21 de outubro, no Hotel EuroStars Oasis Plaza, na Figueira da Foz, integrada na 11ª Conferência de Valor: "Hospital Verde e Sustentabilidade".

Tópicos

Tags


Sobre a AbbVie.

A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, orientada para a investigação e desenvolvimento, empenhada no desenvolvimento de terapêuticas inovadoras avançadas que respondam a algumas das doenças mais complexas e graves a nível mundial. A missão da companhia é fazer uso da sua experiência, da dedicação dos seus colaboradores e da sua abordagem única à inovação para melhorar de forma significativa a oferta terapêutica em quatro áreas principais: imunologia, oncologia, virologia e neurociência. Os colaboradores da AbbVie trabalham diariamente em mais de 75 países para desenvolver soluções de saúde para pessoas em todo o mundo. Para mais informações acerca da AbbVie, visite-nos em www.abbvie.pt. Siga a empresa em @abbvie no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Contactos de imprensa

Fernando Bastos

Fernando Bastos

Press contact External Affairs & Market Access Director

Histórias relacionadas

Investigação e Desenvolvimento Farmacêutico

A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global empenhada no desenvolvimento de terapêuticas inovadoras avançadas que respondam a algumas das doenças mais complexas e graves a nível mundial, em quatro áreas principais: imunologia, oncologia, virologia e neurociência.

Notícias AbbVie
Estrada de Alfragide, n°67, Alfrapark -Edifício D
2610-008 Amadora
Portugal