Saltar para o conteúdo
AbbVie promove curso sobre Value-Based Healthcare na Universidade de Bocconi

Notícia -

AbbVie promove curso sobre Value-Based Healthcare na Universidade de Bocconi

A AbbVie promoveu, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, o curso “Value-Based Healthcare & Technology Assessment”, que teve lugar na Universidade de Bocconi, em Milão. A iniciativa teve como intuito promover a partilha de experiências e o aumento da literacia numa temática que assume especial relevância no contexto atual global.

Nesta formação de três dias participaram, a convite da AbbVie Portugal, 12 profissionais de saúde portugueses com responsabilidades diferenciadas – médicos, farmacêuticos e administradores hospitalares.

No primeira dia de formação, a Prof. Rosanna Tarricone, diretora do Centro de Investigação sobre a Gestão dos Cuidados de Saúde e Sociais (CeRCAS) da Universidade de Bocconi, abordou o Value-Based Healthcare e a sua relação com a avaliação de tecnologias de saúde (HTA), tendo ainda realçado a necessidade de um maior entendimento destes conceitos por partes dos vários intervenientes na área da Saúde.

O segundo dia, dedicado às técnicas usadas para sustentar o Value-Based Healthcare e avaliação de tecnologias da saúde, contou com a orientação de três especialistas da Universidade de Bocconi: Prof. Ludovica Borsoi, Carlo Federici e Prof. Aleksandra Torbica. A importância da avaliação económica, a evidência clínica, a aplicação prática e os desafios da medição de outcomes capazes de medir o valor em Saúde foram alguns dos tópicos abordados no segundo dia de formação.

O terceiro e último dia, liderado pelo Prof. Patrizio Armeni, incluiu diversos casos práticos de análise de custo-efetividade e impacto orçamental, incluindo a abordagem à modelização dos parâmetros incluídos nestas análises.

«Acreditamos que este tipo de abordagem é crítica para, simultaneamente, melhorar os resultados de saúde dos doentes e controlar os custos dos sistemas de saúde, contribuindo para a sua sustentabilidade a longo prazo. Promovemos esta iniciativa por considerarmos essencial aumentar o conhecimento sobre este conceito e envolver todas as partes interessadas», explica Fernando Bastos, External Affairs & Market Access Director.

O Value-Based Healthcare é um novo conceito de prestação de cuidados de saúde em que o valor em saúde é definido com base nos resultados importantes para os doentes e nos custos necessários para alcançar estes objetivos. Neste tipo de sistemas, o pagamento aos prestadores – médicos, hospitais, indústria farmacêutica - está ligado à melhoria dos resultados dos doentes, em oposto à tradicional forma de pagamento associada ao volume. 

Tópicos

Tags

Contactos de imprensa

Fernando Bastos

Fernando Bastos

Press contact External Affairs & Market Access Director

Investigação e Desenvolvimento Farmacêutico

A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global empenhada no desenvolvimento de terapêuticas inovadoras avançadas que respondam a algumas das doenças mais complexas e graves a nível mundial, em quatro áreas principais: imunologia, oncologia, virologia e neurociência.

Notícias AbbVie
Estrada de Alfragide, n°67, Alfrapark -Edifício D
2610-008 Amadora
Portugal